Relevância da Ciência para o Desenvolvimento da Higiene Oral

A profissão de Higienistas Orais é uma profissão relativamente recente e que está integrada no grupo dos profissionais de saúde.  O objetivo do trabalho dos Higienistas Orais  é melhorar a saúde oral e a saúde em geral dos indivíduos e comunidades, aumentando o valor que a sociedade atribui à saúde oral.

A relevância da ciência para o desenvolvimento da profissão de Higienista Oral ocorre pelo facto de a investigação fornecer uma base para o desenvolvimento contínuo de práticas de higiene oral e, em última análise, otimizar os cuidados a indivíduos, grupos, comunidades e populações globais através da utilização de práticas baseadas em evidências. A integração dos higienistas orais numa rede para o desenvolvimento da ciência em saúde oral é fundamental, pois cria uma base científica própria da profissão, que a coloca em nível igual com as outras profissões de saúde oral. Desta forma, a criação do conhecimento próprio da profissão é um passo crucial, de forma a fundamentar as suas atividades em evidência e promover o conhecimento científico na área da higiene oral.