Sobre

A Rede de Higienistas Orais para o Desenvolvimento da Ciência (RHODes) é uma rede de higienistas orais que trabalham nos diferentes campos de intervenção e que se interessam na realização da investigação enquanto desenvolvem as suas atividades clínicas, comunitárias, académicas e empresariais.
Procura também criar pontes entre os higienistas orais, a sociedade e o mundo empresarial. A RHODes disponibiliza-se para realizar atividades conjuntas de investigação e desenvolvimento do conhecimento, criando pontes de conhecimento, sempre ao serviço da comunidade. Estas pontes permitem criar sinergias para desenvolver projetos em comum e acelerar o desenvolvimento do conhecimento específico da área da higiene oral, permitindo a criação de novas tecnologias, procedimentos clínicos e comunitários, diretrizes e caracterização dos profissionais e pacientes, entre outras atividades relevantes para o desenvolvimento da área da saúde oral. Estas sinergias permitem, entre outros benefícios, uma atuação profissional baseada em evidência científica atualizada, o desenvolvimento de novos produtos e de programas de índole clínica e comunitária.
Esta rede foi criada em 2021 pelo Curso de Higiene Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, estando aí sediada.
A RHODes possui um grupo de higienistas orais investigadores que fazem a ligação com os higienistas orais que integram a nossa rede de modo a apoiar o desenvolvimento de investigação aplicada de relevância para a prática profissional. Todos os higienistas orais associados podem apresentar ideias de investigação para serem desenvolvidas no âmbito da RHODes. Estas ideias de investigação devem abordar problemas relevantes para o higienista oral, seja qual for a sua área de atuação.
Os higienistas orais que propõem os temas de investigação estarão envolvidos em todos os níveis do processo de investigação, incluindo o desenvolvimento do protocolo, implementação, análise, publicação, e divulgação dos resultados.
Além dos benefícios pessoais e científicos, a participação de higienistas orais com atividades clínica e comunitária permite proporcionar aos indivíduos e grupos com que trabalha a oportunidade única de participar na investigação, além de distinguir o seu local de trabalho como um local potenciador do desenvolvimento do conhecimento científico em Higiene Oral.
Ao se tornar membro desta rede participará no desenvolvimento do conhecimento em higiene oral e colaborará no desenvolvimento de atividades científicas propostas por outros higienistas orais ou universidade e empresas parceiras. Todos os participantes podem ser em simultâneo, investigadores principais de projetos de investigação, propostos por si, ou investigadores colaboradores em outros projetos apresentados pelos colegas. Se quiser aderir deve-nos contactar por email rhodes@fmd.ulisboa.pt apresentando a sua intenção e será contatado pela nossa equipa.


O que fazemos:

O grupo base da RHODes é composto pelos higienistas orais docentes do Curso de Licenciatura em Higiene Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Estes elementos constituem o grupo de higienistas orais investigadores que fazem a ligação com os higienistas orais que integram a nossa rede.

Quem Somos:

Regulamento da Rede de Higienistas Orais para o Desenvolvimento da Ciência (RHODes)